A Tiborna

A Liga dos Amigos da Freguesia de Ázere, fundada em 15 de Dezembro de 1963,faz portanto 40 anos em 15de Dezembro de 2003, é uma associação regionalista, que se rege pelos seus Estatutos, tendo como finalidade o engrandecimento e progresso de Ázere, tendo já desenvolvido um trabalho notável no que diz respeito a melhoramentos. A sua finalidade é não só os melhoramentos, mas também a defesa do ambiente, a ecologia, a defesa do bem-estar do povo e colaborar com a autarquia local, sempre que para isso seja chamada.
A Liga dos Amigos da Freguesia de Ázere em 39 anos de actividade, tem uma obra notável. Começou logo no primeiro ano da sua fundação, por oferecer aos habitantes mais pobres da Freguesia uma ajuda monetária, e quem presidiu a essa distribuição, foi o pároco da Freguesia, reverendo Padre Arnaldo Vidal da Silva. Já que falamos do Padre Vidal da Silva, devemos dizer que foi um Padre excelente, dinâmico e cheio de iniciativas. Colaborou com muito amor na organização do Cortejo de Oferendas a favor do Hospital de Tábua, encabeçando a comissão da Freguesia, em parceria com o autor destas linhas. Foi com profunda mágoa que se viu partir. Hoje está a paroquiar a freguesia de Otil concelho de Cantanhede, onde tem desenvolvido notável acção de apostolado.
Quando da Páscoa no ano de 1964, organizou uma excursão de Lisboa a Ázere, e distribuiu amêndoas pelas crianças de toda a Freguesia e seus lugares. Duma outra vez, sabendo que havia crianças que frequentavam as Escolas e não tinham possibilidade de adquirir material escolar, a Liga distribuiu pelos alunos de todas as Escolas da Freguesia, sob a presidência dessa notável Professora, que foi a Sr.ª Francelina Lousado Borges Pinto, de saudosa memória, lápis, canetas, aparos, borrachas, cadernos, livros e outro material escolar, aproveitando a circunstância da presença da bondosa e excelsa Professora, para lhe prestar significativa homenagem, com palavras de carinho, pelo Presidente da Direcção, e a oferta de um galhardete e um objecto de arte.
Estas foram as primeiras actividades, mas com o decorrer do tempo, outras seguiram, tais como o alcatroamento da estrada que nos liga à sede do concelho, o calcetamento com paralelos da Antiga Corredoura, para o que foi necessário, com o objectivo de alargar o caminho, rectificar o muro do Adro da Igreja, tendo por isso, pedir o consentimento da Sua Ex.ª o Sr. Bispo de Coimbra, claro que, por intermédio do Padre Arnaldo Vidal da Silva, calcetamento em cubos do Largo do Pelourinho, reforço do caudal de água, mandando abrir mais de